Cultura - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020

Prefeitura de Tomazina investe em cultura e desenvolve projeto do Museu Municipal

Com o intuito de preservar a história da cidade e também a promoção cultural, o município de Tomazina, em breve, vai ganhar o primeiro Museu Municipal. A conquista é muito aguardada pela população que reconhece a importância de suas origens.

O local escolhido para sua construção já faz parte da história de Tomazina, trata-se da casa de um antigo morador ilustre da cidade, Avelino Antônio Vieira, feita em 1935. Atualmente o imóvel abriga a Casa da Cultura, local onde funciona a biblioteca municipal.

O projeto desenvolvido pelo departamento de engenharia da prefeitura, sob o conceito de acessibilidade, contará com rampa de acesso, varandas, cozinha, banheiros adaptados, sala de arqueologia, um local destinado a história da cidade, um espaço para exposições, e também uma sala de cultura.

Com o investimento de aproximadamente R$ 110 mil, a obra que será realizada com recursos adquiridos através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, também será uma forma de promover os artistas da região.

" Além do espaço destinado a história da cidade, o Museu também será uma forma de incentivo aos artistas locais, pois haverá um espaço para diversas exposições que poderão ser visitadas ao logo do ano", conta Michel Couto, diretor da secretaria de Turismo.

De acordo com o prefeito Flávio Zanrosso a obra que tem início estimado para 2020, é uma forma de demonstrar respeito às origens tomazinenses. "Uma cidade centenária como Tomazina merece ter um local adequado para contar sua história, e o Museu vai ser essencial, pois através dele as futuras gerações poderão ver e conhecer a história da nossa cidade, respeitando nossos antepassados", afirmou o prefeito.